O chassis foi depois confiado à firma Almeida e Navarro, que manufacturou uma carroçaria semelhante à do exemplar apresentado no Salão Automóvel de Paris, da autoria de Labourdette. O que chamou a atenção de Monteiro de Mendonça foi a proeza que esse primeiro exemplar realizou, ao ligar Paris a Le Mans, a uma média próxima dos 90 km/h.

Francisco “Paco” Abadal foi um dos pioneiros do fenómeno automóvel em Espanha. Ganhou importância quando se tornou representante da Hispano-Suiza em Barcelona, com o seu stand na Praça Letamendi, onde também se fabricavam carroçarias.

Em 1912 criou a sua própria marca. Como não tinha as infra-estruturas necessárias, fez um acordo com a firma belga Imperia para o fornecimento dos chassis, que recebiam, em Barcelona, a mecânica idêntica à do desportivo Hispano-Suiza Alphonso XIII e as carroçarias. Existia uma versão de seis cilindros, menos desportiva, para carroçarias mais pesadas.

A produção da Abadal sofreu um duro golpe com a Primeira Guerra Mundial. Tornando-se importador da Buick, Paco Abadal retomou a produção, desta feita, dos Abadal-Buick, já sem veleidades desportivas.

O Abadal do Museu do Caramulo estreou-se na I Gincana do Estoril, a 31 de Outubro de 1914. O seu proprietário conseguiu registá-lo com a matrícula S-2000, em disputa com outros concorrentes a essa honra.

A 19 de Outubro de 1935, o Dr. Mendonça cancelou a matrícula, ficando o automóvel parado no seu palacete da Rua Marquês de Fronteira, no cimo do Parque Eduardo VII, em Lisboa. Décadas depois, João de Lacerda localizou-o, sendo-lhe oferecido o automóvel em Março de 1964, com a condição de ser reconstruído e exposto no Museu do Caramulo.

Na oficina particular de Harry Rugeroni, na Rua Tomás Ribeiro, em Lisboa, com a colaboração do mecânico Humberto Coelho, o automóvel regressou ao seu estado original.

Participou no I Rali de Santo Tirso, em 1966, e em inúmeras provas nacionais e internacionais, com relevo para o Rally Internacional de Vigo, em Julho de 1977, em que foi e veio pelos seus próprios meios.

Não se sabe ao certo quantos exemplares foram fabricados, mas não se conhece outro exemplar semelhante.