Com design a cargo de Ermanno Cressoni, o Alfa Romeo 75 tinha como objectivo, em meados dos anos 80 do século passado, substituir o já ultrapassado Giulietta, com o qual chegou ainda a partilhar vários componentes.
Apesar de ter sido lançado numa época conturbada a nível financeiro, a Alfa Romeo não deixou nunca de procurar manter as características e pedigree desportivo que sempre a caracterizaram, com a difícil missão de transportar a marca para o século XXI, enquanto se arrumava a casa a nível interno, e que acabou por redundar na aquisição da empresa pelo gigante automóvel de Turim.
O modelo aqui apresentado é a versão turbo, equipado com um motor 1800cc, que, alimentado por 153cv o permitiam atingir, à época, uns respeitosos 214 km/h de velocidade máxima.
Com estas prestações, o Alfa Romeo 75 1.8 Turbo, garantia assim aos seus proprietários alguma diversão, numa plataforma familiar e facilmente adaptável às rotinas do dia-a-dia.
Este exemplar faz parte de um restrito lote de apenas três veículos que vieram para Portugal, aquando do seu lançamento, sendo actualmente o único sobrevivente a rolar no nosso país, foi generosamente doado ao Museu do Caramulo por Fausto Vidal.
Marca
Alfa Romeo
Ano
1987
País
Itália
Potência
155 cv
Cilindros
4
Cilindrada
1779 cc
Velocidades
5
Peso
1240 kg
Velocidade Max.
214 km/h
Nº de Chassis
ZAR162B10-00055575
Lançado em 1985 para celebrar o 75º aniversário de produção da marca de automóveis Alfa Romeo, o modelo 75 foi o último modelo produzido exclusivamente pela casa de Arese antes de esta ser adquirida pelo grupo Fiat.