Distintos por utilizarem lagartas em vez das rodas traseiras, estes modelos eram óptimos para terrenos acidentados, onde carros normais não conseguiam penetrar. Sob a supervisão do Departamento de Material Bélico norte-americano, foram então construídos vários protótipos, que mais tarde dariam origem aos famosos modelos M2 e M3.
Construídos pelas empresas Autocar Company, Diamond T Motor Company e White Company, os modelos faziam uso de uma grande parte de peças civis, tendo em vista melhorar as condições de serviço no terreno, bem como a fiabilidade. Os motores, o White 160AX e o IHC Red Diamond 450, eram acoplados a uma caixa manual não sincronizada, com quatro velocidades e caixa de transferência com duas relações.
Ostentando uma carroçaria mais imponente que o seu irmão M2, o M3 Half-Track podia ser utilizado em diversos tipos de cenários de guerra, mas a sua principal função era o de transporte de tropas. Medindo 6,52 metros de comprimento e com dez lugares na parte traseira e mais três na cabina, o M3 levava também munições e armamento atrás dos bancos. Por necessidade, muitas vezes eram acrescentados suportes exteriores, de modo a transportar mantimentos, mochilas e outros itens.
Construído em Julho de 1943, pela Autocar Motor Company, este M3 Half-Track foi um de 43.000 exemplares registados pelo exército norte-americano, com a matrícula USA 4065552/S, tendo sido posteriormente enviado para a frente de batalha, durante a Segunda Guerra Mundial.
Terminada a guerra, o M3 Half-Track passou a estar ao serviço de uma companhia florestal, tendo aí permanecido até ser adquirido pelo coleccionador holandês Peter Aalderson que, por sua vez, o vendeu a Wagenaar, um comerciante especializado neste tipo de veículos.
Em 1987, o modelo despertou a curiosidade de Rigter, um coleccionador que se manteve no encalço do M3 até completar a compra, em Junho de 2012. Pouco tempo depois, o M3 Half-Track dava entrada nas oficinas holandesas da BAIV BV, uma empresa especializada em veículos militares, situada na cidade de Maarheeze, onde foi esteticamente restaurado, incluindo as lagartas do modelo correcto e os pneus de combate Firestone WW-II.

