Os nomes De Dion e Bouton estão intimamente ligados aos anos pioneiros do automóvel, inicialmente em sociedade com Trépardoux, na construção de vagões leves a vapor, o primeiro dos quais em 1883. No início da década de 1890, De Dion e Bouton direccionaram a sua atenção para os motores de combustão interna, o que não agradou a Trépardoux que viria demitir-se em 1894, deixando para os seus ex-sócios o logro de desenvolver o que foi, de facto, o primeiro motor de combustão interna de alta velocidade.

Além disso, as unidades motrizes do Engenheiro Bouton alcançavam potências superiores às dos seus congéneres e contemporâneos Daimler e Benz, e acompanhavam-nas em termos de fiabilidade.

Não é por isso de admirar, que os motores De Dion Bouton tenham sido adoptados por muitos outros fabricantes de triciclos, quadriciclos e carros leves, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, influenciados, sem dúvida, pelo sucesso dos seus triciclos em eventos como o Paris-Bordeaux e outras corridas de resistência da época.

Acredita-se que este veículo seja um dos sete existentes no mundo, e apresenta um “Atrelado de Senhora” em vime, capaz de acomodar um único passageiro.  Em tempos esteve em exibição no National Motor Museum em Beaulieu, Inglaterra.  É o mais recente veículo a integrar a coleccção permanente do Museu do Caramulo e é também o veículo de combustão, em condições de circulação, mais antigo em Portugal.