Em 1936, a actividade da empresa iria diversificar-se ao lançar uma pequena scooter para o mercado civil, equipada com o motor monocilíndrico agrícola Husky produzido pela casa.
Quando os EUA entraram na guerra, o interesse dos militares por pequenos veículos económicos cresceu exponencialmente pois poderiam servir para pequenas deslocações e entregas de mensagens ou encomendas dentro das bases, libertando veículos convencionais para outras tarefas. Dessa forma, a empresa recebeu uma encomenda de 606 triciclos e 495 scooters motorizadas com sidecar, todas equipadas com o referido Husky monocilíndrico tendo em vista o serviço nas bases.
Logo em seguida, foi com surpresa que a empresa recebeu a que viria a ser a sua maior encomenda militar: um contrato para produzir em série a sua Scooter Model 53, para ser aerotransportada e usada por tropas pára-quedistas, a qual viria a designar-se como G683 Airborne Infantry Scooter.
Esta pequena motorizada, muito resistente, compacta e equipada com o inevitável motor Husky 16M71 de 4,6cv foi escolhida por ser um meio de transporte rápido e fiável, eventualmente descartável caso necessário, que pudesse acompanhar as tropas pára-quedistas norte-americanas quando lançadas nas zonas de combate.
Antecipando a abertura da segunda frente na Europa prevista para meados de 1944, a Cushman iria produzir 4233 scooters que entraram em serviço no mês de Março de 1944, a tempo de participar na Operação Overlord. A estas somaram-se mais 501 exemplares construídos em 1945 num total de 4734 unidades entregues aos militares.
Simples e robusto, o Model 53 podia rebocar um pequeno atrelado com armas e equipamento diverso, tinha uma autonomia de 160 km – sensivelmente o mesmo que um carro de combate Sherman – e conseguia chegar aos 65 km/h em estrada. Quando usado em todo-o-terreno, tinha capacidade para atravessar pequenos cursos de água e trepar rampas de 25% de inclinação podendo acompanhar os pára-quedistas sem limitações significativas. A estreia em combate ocorreu por altura do Dia D, sendo lançada sobre França a acompanhar os militares das duas famosas divisões aerotransportadas (101ª e 82ª) que tomaram parte nas fases iniciais da Operação Overlord. Algumas dezenas de unidades do Model 53 foram cedidas aos britânicos que as usaram do mesmo modo em apoio às unidades aerotransportadas.
Após a guerra, o G683 foi considerado obsoleto pelos militares e os exemplares restantes que não tinham sido entregues foram designados pela Cushman como Model 53A, sendo pintados em cores alegres e vendidos no mercado civil, onde conheceram algum sucesso, sobretudo devido ao consumo muito baixo.







