Fruto da experiência em combate, procurava-se deste modo aumentar a capacidade ofensiva e de sobrevivência no campo de batalha.
No entanto, em termos logísticos esta nova disposição criava um problema na mobilidade das tropas norte-americanas, tendo em conta que estes doze soldados não podiam ser transportados nos omnipresentes Dodge WC-51 e WC-52 “Beep”, que até então representavam um importante suporte das tropas motorizadas. Para mitigar esta questão, o Major General Courtney Hodges, comandante do X Corpo do Exército norte-americano, defendeu o desenvolvimento de uma versão alongada do WC-51 que pudesse transportar as novas secções reforçadas, a tempo do desembarque na Europa.
No início de 1943, a equipa de projectos do fabricante iniciou os estudos para o desenvolvimento de um WC-51 alongado, equipado com um eixo extra que visava resolver a necessidade acrescida de transporte mantendo, no entanto, a conveniente padronização de componentes que facilitaria a construção e a logística da manutenção na frente de combate.
O resultado foi a criação do Dodge WC-63 (ou WC-62 quando não equipado com guincho frontal), uma viatura táctica 6X6 com a particularidade de ter normalmente tracção em apenas duas das seis rodas. O eixo dianteiro e o terceiro eixo na traseira podiam ser engrenados separadamente em situações em que fosse necessária maior tracção, por norma ao rodar fora da estrada. O condutor podia escolher rodar na versão 6×2 – a mais normal – ou ainda como 6×4 ou mesmo como 6×6 para máxima tracção.
Usado intensamente nas campanhas europeias e no Pacífico, no pós-guerra este 6X6 foi fornecido em grande número aos países aliados, quer para fins militares quer para o serviço de bombeiros. Como exemplo, só no departamento de Hérault na região francesa do Languedoc-Roussillon, o corpo de bombeiros possuía 117 Dodge 4X4 (WC-51, WC-52, WC-54 e WC-56) e 41 Dodge 6X6 (WC-62 e WC-63), num impressionante total de 158 unidades desta família de versáteis e muito resistentes veículos norte-americanos.
Também após a guerra, algumas unidades destes Dodge 6X6 foram entregues ao exército português, tomando o nome de Viatura de Transporte Geral 1 ½ ton. Dodge T223 – WC62 D 6X6 m/948.


