A estreia no universo das duas rodas fez-se após ter sido instalado um pequeno motor de um cilindro, com 133cc numa bicicleta, uma prática bastante em voga naquela época. Mais tarde, surgiram novos propulsores com maior capacidade, nomeadamente 188cc e 300cc, com o claro intuito de acompanhar as propostas dos restantes fabricantes europeus que foram surgindo.
Portugal também possui uma importante ligação à história da própria FN, já que a marca esteve representada no nosso país, logo início do século XX, passado apenas um ano da entrada da marca belga no mercado motociclista. Foi a famosa Casa Beirão que introduziu a FN em Portugal, comercializando os modelos monocilíndricos e mais tarde os de quatro cilindros. O importador chegou mesmo a inscrever uma equipa em provas desportivas nacionais, de modo a mostrar aos seus clientes as qualidades destas motos.
A FN em exposição no Museu do Caramulo é, muito provavelmente, um dos mais antigos exemplares da marca presentes no nosso país. Possui um motor de um cilindro com embraiagem e uma caixa de duas velocidades.