A Indian Motorcycles foi, na verdade, a grande rival da Harley-Davidson ao longo de toda a sua existência e só no ano de 1913, vendeu qualquer coisa como 32.000 unidades, um número bem significativo da sua importância num mercado que, na altura, era ainda bastante reduzido.

Para se entender como surgiu a Indian Big Chief é necessário recuar até 1923, altura em que é apresentada a bicilíndrica Scout de 600cc. Esta tinha uma base oriunda do modelo anterior, a PowerPlus, que tinha dado os seus frutos, mas que começava a mostrar alguns sinais de desgaste comercial e era, na verdade, bastante pesada para o mercado europeu. Surgiu, desta forma, o modelo Chief, primeiro com um motor de 600cc e a partir de 1923, com o bloco com 1198cc, altura em que recebeu a designação de Big Chief. A aposta da Indian referente à Big Chief, veio a revelar-se um tremendo sucesso comercial e a sua decisão em produzir uma moto com uma cilindrada tão elevada foi, essencialmente, a de combater a proposta apresentada pela Harley-Davidson, a Seventy-Four.

A unidade aqui apresentada foi adquirida no ano de 1967, tendo sido posteriormente doada ao Museu do Caramulo por Salvador Patrício Gouveia.