Fundada pelos irmãos Colliers, também a Francis-Barnett, a James e mesmo a Norton, passaram também a integrar a “AMC”, razão pela qual existiam bastantes semelhanças entre os modelos destes fabricantes.
A Matchless que o Museu do Caramulo apresenta na sua colecção é uma G9, um modelo apresentado pela primeira vez em 1948 e desenhado por Phil Walker, sendo igualmente conhecida como Super Clubman.
Segundo a revista inglesa “The Motor Cycle”, aquando da sua apresentação, custava 254 libras. Este mesmo modelo foi, igualmente, vendido no nosso país, após Manuel Vidal ter importado as primeiras unidades da Matchless.
As suspensões traseiras de maiores dimensões – conhecidas como “Jampot” – eram um trunfo no capítulo do conforto de condução e da maneabilidade da nova aposta, que rivalizava com a AJS Modelo 20. A G9 evoluiu desde que foi apresentada, e a versão de 1951, por exemplo, apresentava já o dístico da marca em plástico, integrado no depósito de combustível. A versão apresentada no ano seguinte foi, contudo, marcada pelas restrições impostas pelo governo britânico, sendo todas as motos de cor preta.
A Matchless exposta na colecção do Museu do Caramulo está munida com um sidecar da marca alemã Steib, do modelo S350.
Esta moto foi doada ao Museu do Caramulo por Vasco Pinto Basto e Carlos Duarte Ferreira.