A associação entre Cecil Kimber e William Richard Morris teve início em 1921, quando o último ofereceu ao primeiro trabalho como vendedor numa das suas garagens em Oxford. Um ano depois, Kimber já havia sido promovido a gerente e começava a delinear planos para a construção de modelos de competição baseados nos Morris.
Utilizando os pequenos motores de origem Morris, Kimber passou a construir diminutos desportivos, carinhosamente baptizados “Midget”, que se faziam valer do seu baixo peso para superar o défice de potência face à concorrência. Bem-sucedidos, tanto em vendas como na competição, os “Midget” foram evoluindo de forma consistente.
O novo MG TA era um pequeno desportivo de dois lugares, com chassis em escada de desenho simples, guarda-lamas envolventes e faróis salientes. Apresentava quotas de habitabilidade melhoradas e dimensões revistas em alta. Tinha o motor de quatro cilindros do Wolseley 10/40, com 1292cc e árvore de cames lateral, mas contava com uma caixa sincronizada moderna.
O TB seria apresentado em 1939. Contava apenas com uma modificação ao nível do curso dos pistons, diminuindo a capacidade para 1250cc, contando com mais quatro cavalos do que o TA.
Em 1946 surgiu o TC, mecanicamente semelhante, mas com um interior maior. Foi o primeiro MG a alcançar verdadeiro sucesso nas vendas além-fronteiras, com 10.002 unidades produzidas até 1949.
Mantendo forte ligação à competição, através dos inúmeros clientes que ao fim-de-semana levavam os seus pequenos Midget à pista, a MG iniciou a comercialização de peças específicas para o melhoramento das prestações mecânicas, sob o nome de “Special Tuning”.
Tendo entrado em Portugal a 2 de Maio de 1946, o MG TC #TC-0403 foi posteriormente reconstruído entre 1974 e 1975, tendo sido modificado com um compressor “Shorrock”, equivalente ao “Stage 4” do Special Tuning de fábrica, passando este a debitar 75cv de potência.