De início o caminho foi algo penoso, mas nos anos 30 a administração da marca deu um grande passo em frente ao procurar um engenheiro experiente da concorrência, o qual encontraram na figura do designer-chefe da Norton, Walter Moore.
Realizados os primeiros contactos, a NSU apresentou uma proposta financeira irrecusável para o inglês se juntar à empresa sediada em Neckarsulm. Já estabelecido na Alemanha, Moore ajudou efectivamente a redesenhar e melhorar a qualidade da gama, aproximando-a em simultâneo do padrão típico das motos britânicas, então as melhores do mundo. Com uma renovada gama de motocicletas elegantes e com qualidade, a NSU disparou nas vendas com um sucesso que manter-se-ia por muitos anos, ao ponto de na década de 50 a marca vir a tornar-se no maior construtor de motos do mundo.
Por isso, foi natural que ao longo dos anos 30 o exército alemão tenha estudado a gama e encomendado versões militarizadas de dois dos modelos de turismo da NSU, nomeadamente da 601 OSL e da 251 OSL que aqui apresentamos. Trata-se de uma moto de 242cc construída em grande série, com um único cilindro e muito baixo consumo. O objectivo seria disponibilizar a 251 OSL como veículo de ligação ou para estafetas militares. As letras OSL correspondiam, respectivamente, a: O, comando de válvulas na cabeça; S, desportivo, e L a versão de luxo com vários extras, como buzina eléctrica, velocímetro ou mesmo elementos cromados que raramente eram usados nos modelos militares.
A NSU 251 OSL foi produzida entre 1936 e 1942, sendo que a versão militarizada surgiu em 1938. Devido à escassez de matéria-prima, os modelos de 1942 trocaram o bloco do motor em alumínio por uma versão em ferro, naturalmente mais pesada, tendo servido em ambas as variantes até ao final do conflito.






