Experimentados na preparação do 206 WRC, a marca francesa dotou o seu modelo de uma caixa sequencial Sadev de seis velocidades e diferenciais autoblocantes mecânicos, capazes de transmitir às quatro rodas os cerca de 280 a 300cv que o motor de quatro cilindros podia debitar.
O 207 S2000 foi estreado em 2007 e depressa se mostrou competitivo, conquistando o IRC em 2007, 2008 e 2009, vencendo nesse período 23 ralis no total. Em Portugal, o reinado do 207 S2000 também se estendeu durante essa época, pelas mãos do piloto português Bruno Magalhães e, apoiado pela Peugeot Sport Portugal, venceu por três vezes o Campeonato Nacional de Ralis.
Apostando em Bruno Magalhães como piloto oficial para a época de 2007, Carlos Barros – Director da Peugeot Sport Portugal na altura – encomendou um 207 S2000, preparando a estrutura nacional para atacar os campeonatos mais relevantes. Co-pilotado por Paulo Grave, Bruno Magalhães começou da melhor forma a sua campanha no nacional, vencendo o Rali Torrié. Tendo como principal adversário José Pedro Fontes, o piloto da Peugeot sagrou-se Campeão Nacional de Ralis Absoluto e de Grupo N. Para além da participação no nacional, a equipa portuguesa faria uma breve aparição no Rallye Sanremo, terminando da pior forma com a desistência de Magalhães, depois de um choque inevitável com o automóvel de Brice Tirabassi, que ficara atravessado no troço.
A época de 2008 foi a mais competitiva de Bruno Magalhães, com este a conquistar, de forma assertiva, o Campeonato de Portugal de Ralis e classificando-se em sexto lugar no FIA European Rally Cup. Em 2009, com falta de apoios para voos mais altos, a Peugeot Sport Portugal concentrou-se novamente na disputa do nacional. Tendo como principal adversário o piloto Vítor Pascoal, também ele a conduzir um Peugeot 207 S2000, Magalhães levou até à última prova do campeonato o seu esforço, renovando o seu título no Rali do Algarve. Depois de uma participação intermitente, Magalhães classificou-se em oitavo no Intercontinental Rally Challenge.
Durante os três anos em que se manteve no avtivo, o Peugeot 207 S2000 demonstrou a mais-valia da sua mecânica simples e robusta, entrando para a história dos rallys internacionais como um dos mais eficazes de sempre.
Este automóvel, versão Show Car, foi doado ao Museu do Caramulo pela Peugeot Portugal.