Em 1901, fruto da evolução da empresa, apareceu aquela que se pode considerar a primeira moto Peugeot, tendo sido utilizado um motor suíço da marca ZL de apenas 1,5cv. A partir de 1906, as motos da casa de Sochaux passam a usar motores próprios.
O exemplar que está presente na colecção do Museu do Caramulo tem apenas um travão à roda traseira, sendo a travagem feita por dois calços de travão actuando na poleia de correia da roda de trás. A transmissão por correia e a não existência de travão à roda da frente, eram opções que poderiam considerar-se já ultrapassadas em 1927. Foram adoptadas para se obter uma moto de preço apelativo, em relação à forte concorrência neste segmento de mercado. Fosse como fosse, o modelo teve êxito e com algumas pequenas alterações, durou até 1931, tendo sido também o último modelo da Peugeot com este tipo de opções.
Esta moto Peugeot foi comprada em Junho de 1967 a Francisco Metelo de Póvoa e Meadas por 7000 escudos, sendo posteriormente doada ao Museu do Caramulo por Sofia Correia de Barros.