O primeiro modelo da Rudge foi apresentado em 1911 e vinha com um motor de 500cc de um cilindro, com válvulas de admissão à cabeça e válvula de escape laterais.
O êxito desta moto foi de tal forma confirmado junto dos motociclistas, que a marca passou, desde então, a alinhar em várias provas de estrada. Victor Surride chegou mesmo a bater vários recordes, na pista de Brooklands, ao ultrapassar a barreira dos 104 km/h, um verdadeiro feito para a época.
Em 1924, as motos Rudge passaram a ter motores de quatro válvulas à cabeça no seu cilindro (de 350 e 500cc de cilindrada), sendo típica a existência de dois tubos de escape, cada um saindo da sua válvula de escape.
Entretanto, a marca inglesa passou por Portugal e esteve representada na competição com inúmeros pilotos como Francisco e Ângelo Bastos, Manuel Bramão e Alexandre Black.
O modelo Ulster da Rudge tem a sua designação em homenagem à vitória conquistada no GP de Ulster, e que, naquela época, lhe conferiu o estatuto de ser a moto de estrada mais rápida do mundo.
Esta Rudge Ulster foi doada ao Museu do Caramulo por Carlos Sommer Champalimaud, a 27 de Maio de 1992 e é, muito possivelmente, uma das últimas Rudge produzidas, já que a fábrica inglesa cessou a sua produção de motociclos em 1939.