É em 1904 que surgem as Triumph com motor de fabrico próprio de 300cc, a quatro tempos e com válvulas laterais. Em 1906 já fabricavam anualmente 500 motos, muito melhoradas em relação à original.
O modelo aqui apresentado é referenciado na história da marca britânica, como SD (Spring Drive), que não é mais do que uma evolução do famoso modelo H, que tantos adeptos arrecadou para a Triumph. Em meados da década de 20, a correia de distribuição foi perdendo, aos poucos, o seu encanto junto dos motociclistas, e de modo a responder a esta exigência, a Triumph apresentou um modelo equipado com uma transmissão secundária. A correia principal está protegida por uma caixa de alumínio e funciona em banho de óleo, de modo a minimizar a sua manutenção, bem como da embraiagem.
A Triumph de 1924 exposta no Museu do Caramulo foi doada por Joana Lacerda Correia de Barros. Teve um anterior proprietário – Diamantino de Almeida Neves, residente em Cabril – mas foi encontrada num ferro velho, comprada por João de Lacerda por 300 escudos e registada em 1968. Depois de um restauro total andou, pela primeira vez, em 1984.