A designação Thruxton remete para a pista de velocidade localizada em Hampshire, Inglaterra, que não era mais do que um campo de aviação até ao início da década de 50. Foi neste traçado que se iniciou uma nova tendência no plano desportivo, com as motos de competição a terem que ter, obrigatoriamente, uma base proveniente da produção, um facto que a Velocette explorou desde então.
A marca participou em corridas importantes, em concorrência com outros fabricantes de motos, obtendo resultados meritórios, ganhando notoriedade e um consequente impulso nas vendas.
Baseada na Venom, a Thruxton foi apresentada no Salão de Earls Court, no ano seguinte, com uma potência de 41 cv, um valor bastante imponente para uma moto. Uma cabeça de cilindro redesenhada, bem como válvulas de dimensões mais generosas do que as utilizadas no modelo anterior, fizeram com que a Thruxton fosse considerada uma moto de competição adaptada às estradas. Desenhada por Bertie Goodman, esta aposta da casa britânica foi produzida até 1971, altura em que a Velocette encerrou as suas portas.