Ao longo do tempo, pensam em fabricar um motor auxiliar para bicicletas e chegam a solicitar patentes, em 1916 e 1918, para o efeito. Mas, é em 1940 que têm um protótipo de um motor de 38cc que adaptam a uma bicicleta, nascendo, assim, a primeira Velosolex. A legislação de 1943 cria uma nova categoria de motos, com motores de cilindrada inferior a 50cc, o que abre caminho para a produção da VéloSoleX. A primeira é vendida em 1946. O sucesso foi enorme e em 1953 já se tinham vendido cerca de 100.000 unidades. A sua concepção minimalista com um quadro muito simples e o seu pequeno motor de cerca de 50cc a dois tempos, montado no garfo da roda da frente e actuando nela através dum rolo que, uma vez empurrado o motor, iria actuar por fricção sobre o pneu, permitia a deslocação em plano, embora nas subidas fosse frequentemente necessário ajudar com os pedais.

Entre as qualidades da VéloSoleX, contam-se a sua fácil utilização e a sua reduzida manutenção, o que se traduziu num tremendo sucesso comercial, um pouco por todo o mundo. Para além da fábrica francesa, localizada em Courbevoie, a casa francesa abriu igualmente unidades de produção nos Países Baixos, Suíça, Itália, Dinamarca, exportando, desta forma, as VéloSoleX para mercados como o do norte de África, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Canadá.

O modelo exposto na Colecção do Museu do Caramulo é uma S2200, um modelo fabricado entre Junho de 1961 e Outubro de 1964, cuja cifra superou um milhão de unidades produzidas.