O exemplar aqui exposto é a segunda geração do modelo lançado a 8 de Março de 1950, foi produzido a partir de 1967, terminando o seu ciclo de produção em 1979.

É seguramente o veículo comercial que mais tempo esteve em produção nas suas múltiplas configurações, tendo as últimas 1200 unidades a nível mundial sido produzidas recentemente no Brasil, no ano de 2013, pondo fim a um ciclo de 63 anos de história de produção industrial do modelo.

Com um motor traseiro refrigerado a ar e uma capacidade de carga standard de 960 kg, chegando aos 1000 kg de capacidade quando retirados os bancos traseiros, cumpria o seu desígnio de veículo capaz de desempenhar múltiplas funções, neste caso, o de ambulância, que esteve ao serviço da companhia de seguros “A Mundial” nos Açores.

Esta “pão-de-forma”, como também é conhecida no nosso País, foi adquirida em 1975 pela seguradora, no âmbito da apólice do seguro de acidentes de trabalho, dos cerca de dois mil trabalhadores civis ao serviço da Base Militar Americana das Lages, e tinha como função assegurar um eventual serviço de evacuação de feridos naquela unidade militar.

A aquisição deste veículo deveu-se à insistência de vários colaboradores do Posto de Socorros da Base, uma vez que na época, o Concelho da Praia da Vitória não estava equipado com ambulâncias, em nenhum dos seus sectores de apoio a vítimas, Saúde, Bombeiros nem Protecção Civil. A chegada deste veículo foi por isso, recebida com muito entusiasmo pela população, sendo a primeira ambulância equipada para o efeito no concelho da Praia da Vitória.

Com a modernização das vias de acesso e crescente aumento de recursos nos serviços de emergência na Ilha, a utilização desta ambulância veio a tornar-se residual, tendo em Janeiro de 2003, por força do encerramento do Posto de Socorros da Base, sido transferida para o espólio da actual Companhia de Seguros Fidelidade em Lisboa, que a cedeu para que integre a colecção do Museu do Caramulo.