Para evitar o encerramento de portas, a empresa encontrou um novo papel no pós-guerra como produtora de motocicletas sob a direcção do Dr. Fritz Neumeyer, construindo a sua primeira máquina em 1921, um modelo a dois tempos, sob licença, ao qual se seguiram muitos outros dos mais diversos tipos e capacidades.

    Em 1938, com a crise de Munique e a Europa à beira da guerra, a Zündapp já tinha produzido na sua fábrica de Nuremberga nada menos que 200.000 motocicletas, a maioria delas da série K que serviria de base para este modelo militar.

    Com efeito, a Zündapp KS750 começou a ser desenvolvida nesse mesmo ano, em resposta a um requerimento do OKH (Oberkommando des Heeres, que significa Alto Comando do Exército) para aquisição de uma motocicleta robusta e com capacidade todo-o-terreno, adequada para missões de ligação, reconhecimento e transporte nos mais diversos teatros de guerra, sendo simultaneamente rápida em estrada, quando necessário.

    Já reputada pela sua engenharia de qualidade, a empresa alemã apresentou uma motocicleta com especificações pouco comuns que incluíam travões hidráulicos, rodas largas, elevada altura ao solo, transmissão por veio na roda traseira e no carro lateral, e ainda sistema de aquecimento para as mãos, pés e sidecar. Tudo isto fazia com que a Zündapp KS750 fosse uma verdadeira moto de guerra, particularmente bem equipada para lidar com as condições mais adversas, dos desertos norte-africanos às estepes geladas da frente oriental.

    Curiosamente, o concurso do OKH classificou a KS750 em melhor lugar do que a R75 da BMW. O comando do exército ainda propôs à marca da Baviera a produção da KS750 sob licença, mas o orgulho falou mais alto e a proposta foi rejeitada. No entanto, entre outros detalhes, a BMW iria aproveitar a tracção nas duas rodas e o sistema de frenagem hidráulico da rival. Na realidade, a partir de 1942 houve um programa de uniformização das peças dos dois modelos, ajudando à manutenção e logística.

    Usada em todas as frentes de combate onde combateram os alemães, a KS750 iria provar que era um veículo de elevada qualidade. Devido ao elevado binário do motor de dois cilindros opostos, a Zündapp tinha uma impressionante capacidade de tracção e a possibilidade de transportar até três militares totalmente equipados, sendo por isso alcunhada de Elephant ou Kriegs Elephant (Elefante de Guerra). Porém, por ser tecnicamente sofisticada tinha também o problema de ser onerosa de produzir, verificando-se que pelo tempo de construção e preço da KS750 podiam ser construídos dois Volkswagen Kübelwagen capazes de cumprir as mesmas missões e com maior capacidade de transporte. Essa constatação levaria ao fim do fabrico da KS750 em 1944.

    Entre 1940 e 1944, a Zündapp construiu 18.635 unidades da KS750. Após a guerra, a produção em pequena escala iria ser retomada, mantendo-se até 1948.