Corrida dos Fundadora by Cartrack

25 Novembro, 2019|
14 a 15 de Outubro, 2022

O passeio comemorativo da prova automobilística mais antiga da Península Ibérica, regressa à estrada nos dias 14 e 15 de Outubro de 2022.

A prova destinada a automóveis e motos antigas, realizou a sua primeira edição em 1902. À data, o raid previa rumar para Cascais, mas alterações de última hora desviaram-no para Lisboa, mantendo-se assim até ao 2015, quando deixou de ser realizado.

Em 2021, e após vários anos de interregno, o Museu do Caramulo e o clube Pre-War Racers Portugal, em parceria com o ACP Clássicos e o Clube Português de Automóveis Antigos, trouxeram de volta o passeio que celebra a era dourada do automobilismo.

De acordo com a organização “Os modelos pré-guerra, produzidos até 1939, fazem parte de uma geração em que os automóveis e motos eram feitos sem limitações, com elevada elegância e exuberância, com atenção aos detalhes e materiais, o que lhes conferia uma presença que hoje raramente se encontra. É uma era especial que merece ser vista e celebrada”. E acrescenta “Esta prova é hoje mais importante do que nunca, pois apesar de haver cada vez mais eventos, provas e oportunidades para os proprietários de automóveis clássicos poderem participar e tirarem proveito dos seus veículos, a verdade é que quase nenhum deles é orientado ou pensado para poder receber este tipo de automóvel, o que faz com que eles desapareçam do olhar do público”.