Considerada a guerra das guerras, com um impacto sem precedentes e transversal a todos os continentes, a Segunda Guerra Mundial moldou a sociedade moderna a todos os níveis, da política à geografia, da economia à tecnologia, da ciência à cultura.
Com o objectivo de assinalar este marco histórico, o Museu do Caramulo traz até ao público a exposição “A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores”, apresentando uma extensa colecção de veículos originais de ambos os lados do conflito, complementada por centenas de artefactos de época, que contam histórias de coragem e resiliência.
Iniciada há mais de duas décadas, esta colecção é agora revelada ao longo de dois edifícios distintos, retratando a fascinante engenharia e criatividade das máquinas de guerra, um reflexo da inovação motivada por tempos de necessidade.
Esta exposição vai ainda além do olhar, convidando os visitantes a embarcar numa experiência imersiva de Realidade Virtual, e a mergulhar em cenários emblemáticos do conflito, transportando-os para o coração da história.
A conjugação deste acervo único com uma experiência sensorial pretende criar uma proximidade inédita com a Segunda Guerra Mundial, contribuindo para a compreensão dos esforços e sacrifícios suportados pelos protagonistas que viveram, ou participaram, num dos momentos mais decisivos da nossa história.
A exposição inaugura no Sábado, dia 2 de Agosto, e estará patente até ao dia 11 de Janeiro.
