Patente de 9 de Julho a 31 de Dezembro de 2005 no Museu do Caramulo, esta exposição convidou os seus visitantes, através dos automóveis, a conhecerem grandes figuras do séc. XX como João Franco, a Rainha D. Amélia, António de Oliveira Salazar, Francisco Craveiro Lopes, o Papa João Paulo II, o Papa Paulo VI, Juan Carlos I, a Rainha Isabel II, entre outras.
E, porque neste ano se comemoram os 60 anos sobre o final da II Guerra Mundial (1945-2005), o evento talvez com maior impacto do século passado, esta exposição incidiu sobretudo sobre certos protagonistas desse conflito como Francisco Franco, Charles de Gaulle, Adolf Hitler, Dwight Eisenhower, Benito Mussolini, Josef Stalin ou Hirohito entre outros, abrindo uma porta às novas gerações, para conhecerem importantes figuras da história mundial.
Entre os automóveis expostos, estiveram modelos de vários anos e marcas como por exemplo o Renault de 1912 de João Franco, o Mercedes-Benz de 1938 de Salazar, erradamente apelidado de presente de Hitler, o Chrysler blindado de 1937 usado na fuga da prisão de Caxias ou o raríssimo Pegaso de 1953 oferecido por Franco a Craveiro Lopes.
A exposição “Os Automóveis e as Figuras Históricas” apostou numa forte vertente histórica e didáctica, disponibilizando conteúdos de imagem, som e vídeo, com filmes, textos, biografias e ainda peças da época relacionadas com as figuras históricas.