Residências I

Exposições > Passadas

Residências I

Tipo Exposição
Exposição temporária
Data
18 Fev 2006
— 18 Jun 2006

“Residências I” foi uma iniciativa do Museu do Caramulo

Fundação Abel e João de Lacerda que resultou de um programa de residências de artistas, realizado em Viseu entre 2003 e 2005, promovido pela AH – Galeria de Arte Contemporânea, para o qual foram convidados a participar Gabriela Albergaria, André Cepeda, Nuno Cera, João Queiroz e Vítor Pomar.

Estes cinco criadores, com percursos artísticos e pertencentes a gerações diferentes, apresentaram pela primeira vez em simultâneo o trabalho que cada um realizou durante o período da sua residência. Assim, esta exposição colectiva propiciou a descoberta de possíveis pontos de contacto nas obras produzidas por cada um, como seja a atenção dada à paisagem, natural ou urbana, presente no trabalho de todos eles.

“Residências I” procurou abrir novas possibilidades de leitura da obra destes cinco artistas, quer num plano individual, quer numa dimensão colectiva.

A circunstância de estas obras terem sido realizadas no âmbito de uma residência artística decorrida no distrito de Viseu, fez com que se relacionasseem intimamente com esta região do interior do país, onde estão a ser dados os primeiros passos na criação de novos públicos para a arte contemporânea.

O Museu do Caramulo – Fundação Abel e João de Lacerda promoveu esta iniciativa com grande entusiasmo, criando as condições para apresentação dos trabalhos, que no caso de João Queirós e Vitor Pomar são inéditos.

Esta exposição inseriu-se duplamente na linha de trabalho que o Museu do Caramulo – Fundação Abel e Joao de Lacerda tem vindo a desenvolver, quer na aproximação dos seus públicos às práticas artísticas contemporâneas, quer no aumento do seu acervo por via das novas doações, que resultaram desta exposição.