The Colour of Motorsport

Exposições > Actuais

The Colour of Motorsport

Tipo Exposição
Exposição temporária
Data
1 Abr 2022
— 3 Jul 2022

Desde muito cedo Ricardo Santos entusiasma-se pelo automóvel e pelas suas formas. Uma paixão que foi aprofundada em desenhos esquissados nos cadernos da escola usando a ferramenta disponível do momento, uma fiel Bic.

Esta paixão foi crescendo, quer fosse pelas passagens dos brutais automóveis de Grupo B no Rally de Portugal, ou pelas revistas automóveis que lia avidamente em casa, na sua Parede de sempre. Um amor que lhe trouxe a ambição de ser um dia designer, fosse automóvel ou gráfico.

Ao falar do trabalho de Ricardo Santos é difícil separar o Designer Gráfico do Artista.

Em cada linha encontramos uma inspiração na história do design gráfico. Seja na simplicidade dos seus desenhos que lembram estilos incontornáveis como o minimalismo cromático da Plakatstil ou as experimentações gráficas da Bauhaus.

O seu caminho enquanto designer leva-o para a área editorial e é nessa descoberta que aprofunda o domínio das técnicas digitais, da compreensão do espaço e da mancha gráfica.

Neste caminho aprofunda experimentações no campo visual, a lembrar o construtivismo soviético, onde aprende a dominar a perspectiva, essencial na diferenciação do seu trabalho e na forma como mostra velocidade na permanência.

O seu trabalho começa sempre em papel, seguindo depois temáticas, nem sempre claras e totalmente objectivas, abraçando antes uma lógica mais emocional e poderosa. Uma escolha da Memória, mais sensorial, vivida nas linhas, nas cores e sons que mais o impressionam desde sempre.

Esta escolha pelos seus carros-paixão evidenciam uma tendência eclética centrada, não numa temática específica, mas no seu amor pelo desporto motorizado. Um amor que toma forma na frase definitiva “The Colour of Motorsport” e que define o teor desta exposição.

Com uma linguagem única e um conhecimento quase enciclopédico, Ricardo Santos explora a História do Desporto Automóvel trazendo-lhe uma roupagem nova, graficamente estimulante, carregada de uma velocidade impetuosa capaz de nos impressionar ao primeiro olhar. É esta fusão de paixão com talento que catapultou este designer português para o palco internacional, culminando em colaborações com as grandes marcas, provas e publicações automóveis do mundo tais como a Pagani, a Red Bull F1, a Racer ou Top Gear.

“The Colour of Motorsport” revela-se agora no Museu do Caramulo que, com as suas colecções de Arte e Automóveis, assume-se como o território natural para a apresentação da retrospectiva do trabalho de Ricardo Santos nos últimos 20 anos, juntando no mesmo espaço a sua arte com as peças reais que  sempre o inspiraram.

Rui Catalão