“Salvem o Messi”, a primeira acção de crowdfunding lançada pelo Museu do Caramulo, terminou o prazo de angariação, tendo ultrapassado o seu objectivo inicial.
A campanha teve como objectivo angariar, em dois meses, os €5.000 necessários para o restauro de um microcarro Messerschmitt KR200 de 1958, pertencente à colecção do Museu do Caramulo, e excedeu largamente as expectativas. Com início no passado dia 22 de Agosto, a campanha decorreu offline (no Museu do Caramulo) e online (em www.salvemomessi.com), até 21 de Outubro de 2015, tendo atingido 112% de execução, num total de €5.601 angariados e 130 apoiantes.
Para Tiago Patricio Gouveia, director do Museu do Caramulo, “estamos muito satisfeitos na medida em que esta campanha não só criou uma ligação de 130 pessoas e entidades a uma peça do museu como viabilizou a recuperação de um automóvel que estava há muito tempo à espera de um restauro para poder integrar a exposição permanente do Museu do Caramulo, e que de outra forma não teria essa oportunidade”. E acrescenta “além disso, esta campanha de crowdfunding foi também um teste às capacidades e ao goodwill do Museu do Caramulo, e que sentimos que passámos com distinção, e isso deixa-nos muito satisfeitos e com vontade de repetir”.
Seguem-se agora os trabalhos de restauro do automóvel, que incluem acções como a colocação de um vidro de cabine novo, que se encontra actualmente partido, a reparação de chaparia, uma pintura nova, estofar o interior, a reparação mecânica do motor e da caixa de velocidades, a reparação dos componentes eléctricos, a reparação e substituição de borrachas e cromados, colocar farolins novos, entre outras intervenções.
Integrando actualmente a exposição temporária “Micro Carros, Grandes Historias”, patente no museu até ao dia 6 de Dezembro de 2015, o Messerschmitt KR200 passará a fazer parte da exposição permanente do Museu do Caramulo, uma vez concluído o seu restauro, fazendo as delícias a todos os que contribuíram para a sua recuperação e regresso aos seus dias de glória.