O Bugatti Type 35B do Museu do Caramulo está em destaque na mais recente edição da revista inglesa Octane, uma das mais reputadas revistas internacionais ligadas ao universo dos automóveis clássicos.
A época de ouro da marca fundada por Ettore Bugatti coincidiu com a carreira do Type 35, que deu mais de duas mil vitórias à casa de Molsheim – nas quais estavam incluídas todas as provas, da mais humilde rampa ou quilómetro de arranque, ao mais prestigiante Grand Prix – e que começou em Julho de 1924, no GP de França, disputado em Lyon.
Encomendado pelo piloto Henrique Lehrfeld, o Bugatti Type 35B do Museu do Caramulo foi entregue novo em Julho de 1930 com os números de chassis 4952 e motor 209 TC. Apenas alguns dias depois, venceu o Quilómetro de Arranque de Setúbal, repetindo o sucesso no Quilómetro Lançado do Mindelo, onde atingiu a média de 194 km/h. Nos anos seguintes, o 35B brilhou em provas nacionais como o Circuito do Campo Grande, o Circuito da Boavista e a Rampa do Cabo da Roca, com vitórias e pódios consecutivos. Também competiu além-fronteiras, com destaque para a Rampa de La Rabassada (Espanha) e para o GP de la Baule (França).
Em 1934, António Guedes Herédia vence com este preciso Bugatti o Circuito de Vila Real, após convencer Lehrfeld a ceder-lhe o volante. No ano seguinte, o automóvel atravessa o Atlântico para competir no Brasil, obtendo um segundo lugar no desafiante Circuito da Gávea. A sua última grande participação foi em Vila Real, em 1937, onde alcançou o sexto lugar. Em 1956, foi adquirido por João de Lacerda e passou a integrar a colecção do Museu do Caramulo, onde permanece como um dos mais originais Bugatti do mundo, continuando a ser utilizado com frequência em eventos de relevo, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Conhecê-lo em detalhe e descobrir as sensações únicas de o domar foram, desta forma, os propósitos que deram corpo ao artigo de Richard Heseltine na revista Octane, numa edição em que o histórico automóvel francês se vê acompanhado por outros modelos referenciais, do Alfa Romeo Giulia Sprint Speciale de 1964 ao Bristol 408 de 1963, passando pela análise de gerações marcantes do Porsche 911, bem como pela comemoração dos 35 anos do magistral Mazda MX-5.
A edição #263 da revista Octane já se encontra disponível nas bancas e também para compra online.
Fotografias: Stéphane Abrantes