A Goodyear apadrinhou o Porsche 911 Turbo, de 1977, da colecção do Museu do Caramulo, caracterizado por ser o primeiro modelo turbo da marca de Estugarda.

O apadrinhamento foi realizado através do fornecimento de um conjunto de quatro pneus Goodyear EfficientGrip Performance 2, que contam com as três novas tecnologias Mileage Plus, Wet Braking Pro e Dry Stability Plus, oferecendo cerca de mais 50 por cento de quilometragem e encurtando a distância de travagem tanto em piso seco quanto molhado. A elevada elasticidade e a flexibilidade do piso resultam ainda numa redução das fracturas causadas pelas condições adversas das estradas, a que se junta um maior número de arestas aderentes mais longas para facilitar a evacuação de água, incrementando desta forma as sensações ao volante despertas pelo Porsche 911 Turbo do Museu do Caramulo.

Apresentado ao mundo no Salão Internacional de Paris de 1974, o 911 Turbo, com o nome de código 930, pretendia figurar no topo da gama da marca alemã, numa altura em que a indústria automóvel germânica estava em plena recessão económica.

O desenvolvimento do modelo fez-se a partir do motor de três litros do Carrera 3.0, uma unidade que havia chegado ao limite do seu desenvolvimento, mas que ao ser equipado com um turbo-compressor ainda demonstrava alguma margem de manobra.

De forma a manter sobre controlo toda a potência do novo modelo, foram levadas a cabo uma série de modificações ao nível da transmissão, carroçaria e suspensão, por parte dos engenheiros da Porsche. Curiosamente, seria a nova caixa de velocidades (versão Type 930) – que contava apenas com quatro relações, com carretos mais resistentes, de modo a transmitir toda a potência às rodas traseiras –, a razão para o baptismo deste novo modelo de estrada da marca de Zuffenhausen.

As alterações mecânicas impostas no 911 Turbo permitiam-lhe agora atingir uma velocidade máxima de 250 km/h que, em conjunto com o alcance dos 200 km/h em menos de 20 segundos, o tornavam no automóvel de estrada mais rápido do mundo em 1974.

Lançado em 2012, o Programa de Apadrinhamento do Museu do Caramulo visa criar uma associação mais directa entre as empresas ou particulares com os veículos da colecção permanente do museu, resultando em apoios orientados para a sua conservação e manutenção durante o período de um ano.

Sobre a Goodyear

Fundada em 1898 por Frank Seiberling, a Goodyear deve o seu nome a Charles Goodyear (1800-1860), o inventor norte-americano da borracha vulcanizada, uma inovação que se revelaria revolucionária para a indústria dos pneumáticos. Os primeiros pneus da marca distinguiram-se desde logo pela baixa exigência de manutenção, características que os tornaram rapidamente populares no mercado automóvel em profundo crescimento naquela época.

Com o início do século XX, a Goodyear expandiu-se para a construção de dirigíveis e balões, lançando o seu primeiro dirigível publicitário logo em 1925, com esta aeronave a tornar-se, desde então, num dos símbolos publicitários mais facilmente reconhecíveis nos EUA.

Na actualidade, e com mais de 125 anos de experiência, a Goodyear continua a inovar no desenvolvimento de pneus, destacando-se pela tecnologia avançada que oferece, em simultâneo, altos níveis de desempenho, sempre em fiabilidade e segurança.