A InterClássico apadrinhou a Fiat 600 Multipla (1958) do Museu do Caramulo.
Este apoio será orientado para a conservação e manutenção do automóvel durante o período de um ano.
Sobre a Fiat 600 Multipla
Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, tornou-se evidente para a Fiat que o futuro daquela época estaria nos automóveis pequenos, com baixos custos de fabrico e vendidos a preços acessíveis. Dante Giacosa, designer chefe da fábrica, foi incumbido de projectar o substituto para o Topolino 500.
Sob o nome de projecto 100 e depois de muitos desenvolvimentos e testes, tendo sempre em linha de conta os custos, surgiu um veículo com quatro lugares de formas mínimas, alimentado por um simples e confiável motor de quatro cilindros montado na traseira. O resultado foi o Fiat 600, um dos maiores sucessos automobilísticos do século XX, com cerca de 2,7 milhões de unidades produzidas.
Realizado com base no Fiat 600 que tinha o motor atrás e a bagageira à frente, montando a suspensão anterior do modelo 1100 (mais larga), a Fiat logrou avançar o habitáculo no sentido da dianteira, criando um amplo espaço para a bagagem entre os bancos e o compartimento do motor. Surgiu assim o Fiat 600 Multipla, apresentado em 1956 no Salão de Bruxelas. A ideia era ampliar a linha 600, tanto para uso familiar quanto para uso comercial.
Este multi-lugar era muito versátil através de uma combinação de bancos rebatíveis, tendo sido produzidas três versões, com quatro/cinco lugares, seis lugares e uma versão táxi.
Tratava-se do primeiro monovolume comercializado com mais de cinco lugares e de dimensões exteriores reduzidas. Sobre um chassis do Fiat 600 alongado em 30 cm e sem variar a distância entre eixos, criaram um veículo de quatro portas utilitário, com espaço para os assentos traseiros e também para transporte de carga. Esta última opção obtinha-se com o rebatimento dos bancos, permitindo um espaço suficiente para se dormir dentro do automóvel. O modelo 600 Multipla da Fiat é por isso o primeiro exemplo do conceito de monovolume em todo o mundo.
Em termos de motorização, esta era igual ao Fiat 600 e tal como na versão automóvel, existiu a versão Fiat 600 Multipla entre 1956 e 1960 e a evolução Fiat 600 Multipla D entre 1960 e 1967. A Multipla teve um total de 76.871 unidades produzidas, enquanto a versão Multipla D originou 83.389 unidades.
Este automóvel foi doado ao Museu do Caramulo por António Adelino Rodrigues.
Sobre a InterClássico
A InterClássico é uma empresa vocacionada para a comercialização de veículos “diferentes”, que procura incentivar o espírito de coleccionador através dos automóveis.