O Museu do Caramulo acaba de lançar mais um modelo de meias únicas em colaboração com a Heel Tread, a marca que presta tributo a alguns dos maiores ícones da história automóvel.

Depois da estreia com o par alusivo ao Bugatti Type 35B, segue-se agora o modelo que homenageia o Lamborghini Miura P400 SV. Considerado o primeiro supercarro do mundo, o Miura inovou ao vir equipado com o motor instalado em posição central traseira, transversalmente. Além disso, estava dotado de uma das carroçarias mais belas da história da indústria automóvel, ainda hoje actual.

O Miura respira formas com proporções ideais, linhas abundantes e curvas generosas, supostamente criadas pelas mãos de Marcello Gandini, que na altura trabalhava no atelier da Bertone e que, depois da saída de Giorgetto Giugiaro para formar a Italdesign, havia sido promovido a Desenhador Chefe. A polémica do modelo começa logo aqui: há quem afirme que o Miura foi de facto desenhado por Giuiaro enquanto funcionário da Bertone.

A primeira aparição pública do Miura foi feita ainda na forma do chassis e da motorização, ainda sem carroçaria, no Salão de Turim, em Novembro de 1965. Enquanto a Ferrari, a sua rival de sempre, se debatia internamente com velhos conceitos e dogmas, a Lamborghini apontava para o futuro ao apresentar um chassis em aço inspirado na competição, montando o seu motor V12 em posição central traseira. Seria necessário esperar mais seis meses para conhecer a estética do novo Lamborghini, no Salão de Genebra.

Estrela da capa da última edição da revista Octane, o Miura vê agora o seu legado celebrado com estas meias únicas que pode adquirir aqui, na loja do Museu do Caramulo.