O Museu do Caramulo vai inaugurar no próximo Sábado, dia 21 de Fevereiro, pelas 17h00, a exposição temporária “Air Drive”, do artista francês Renaud Marion.
A inauguração, que irá contar com a presença do próprio artista, marca também uma nova era do ciclo de exposições temporárias do Museu do Caramulo, uma vez que se trata da primeira vez que um artista estrangeiro é convidado para expor individualmente no museu.
Para Tiago Patricio Gouveia, director do Museu do Caramulo “este é um passo que há muito queríamos dar, e que mostra que o museu está de facto empenhado em descobrir, acompanhar e dar a conhecer artistas, tendências e projectos de todo o mundo”. E acrescenta “só apostando numa programação diferente e surpreendente nos podemos manter relevantes junto dos diversos públicos que nos visitam”.
Influenciado pelas suas recordações de infância e inspirado nos filmes de ficção científica e também por artistas, Renaud Marion retrata, na exposição “Air Drive”, a sua visão futurista do transporte em automóveis sem rodas serenamente suspensos sobre o solo. Mas com um toque diferente: enquanto a levitação dos veículos está quase sempre associada à ficção científica, aqui os automóveis são na verdade clássicos modificados, incluindo Chevrolets, Mercedes-Benz, Jaguars, Aston Martins e Porsches.
As imagens que emergem são uma combinação reminiscente do estilo retro com uma imaginação futurista. Modelos icónicos dos dias gloriosos da produção automóvel são transformados em transportes aéreos, catapultando o seu design vintage para uma era visionária. As imagens são, na realidade, bastante surreais.
Tendo crescido nos anos 80, Renaud Marion pensava que, por volta do ano 2000, todos iriam pilotar automóveis voadores, como o landspeeder da Guerra das Estrelas ou as futuristas máquinas voadoras do artista francês Moebius. O sonho de Marion de um dia se transportar num veículo voador ainda não se tornou realidade, mas nesta série, o artista de 39 anos deu vida aos veículos que pairavam nas suas fantasias de infância.
“Enquanto criança, imaginava o novo milénio com automóveis voadores, naves espaciais, mundos paralelos, seres extraterrestres a viverem connosco na Terra e viagens no tempo”, refere o fotógrafo. “Todos nós andaríamos vestidos com fatos espaciais e equipados com pistolas a laser. Estes são os sonhos de uma criança normal, penso eu… espero eu.”
Motivado pela ideia de que “os sonhos de hoje são a realidade de amanhã”, e pela busca de criar os automóveis voadores da sua imaginação de infância, Marion desenvolveu o conceito original para a sua série “Air Drive”, que agora é exposta no Museu do Caramulo e que estará patente até 31 de Maio de 2015.
Esta exposição temporária é produzida pelo Museu do Caramulo com o apoio da M.A.D. Gallery, bem como do banco BPI e da Câmara Municipal de Tondela.
Sobre o Artista
Actualmente a viver e trabalhar em Paris, Renaud Marion é um fotógrafo de 39 anos de idade, nascido nos Alpes franceses.
Iniciou a sua paixão pela arte como artista de grafitti, mas esta fase foi passageira. Para dar continuidade aos seus trabalhos pintados a spray, Marion decidiu fotografá-los, permitindo assim guardá-los para sempre.
O artista continuou a fotografar arte de rua, mesmo depois de se mudar para Londres. Uma vez lá, aumentou a sua lista de objectos, passando a incluir pessoas e arquitectura. Depois do seu regresso a França, Marion decidiu refinar as suas competências na fotografia na escola parisiense de fotografia EFET.
Ao trabalhar como assistente, o francês teve oportunidade de fazer fotografias na indústria da moda, publicidade e decoração, antes de aprender o suficiente para trabalhar sozinho. “Pouco a pouco tornei-me um fotógrafo”, refere.
A inspiração artística de Renaud Marion resulta não apenas da sua infância e da ficção científica, mas também de cineastas peculiares como Terrence Malick e Wes Anderson, e fotógrafos como Alec Soth e Nadav Kander.
A sua incrível fotografia tem tido destaque em várias revistas de design e viagens e as suas colaborações estendem-se também a agências de comunicação e gabinetes de arquitectura.