O ensaio do Rolls-Royce Phantom II Sport Coupé, da colecção do Museu do Caramulo, está em destaque na edição de Setembro da revista Octane. O artigo é da autoria do prestigiado jornalista britânico, e especialista em automóveis clássicos e de colecção, Richard Heseltine.
A história do “segundo fantasma” do Museu do Caramulo está ligada ao primeiro importador da marca inglesa para Portugal, Harry Rugeroni, e a seu pai José Rugeroni, especialista na marca.
Harry Rugeroni foi, desde muito novo, instruído pelo seu pai na arte de bem cuidar das criações da Rolls-Royce, ensinamento esse que teria o seu ponto alto com o seu ingresso na fábrica da marca em Derby.
Carroçado totalmente em alumínio pela Weymann, e com um desenho feito pelo próprio José Rugeroni, o Phantom II era facilmente reconhecível pelo estilo da sua carroçaria Sports Coupé, e pelo facto de implementar um inovador sistema de abertura de portas com fechos e dobradiças. A atestar a sua grande beleza, o Phantom II, desenhado por Rugeroni, viria a ser premiado com o 1º Prémio de Elegância e Conforto, no Campo Grande, em Lisboa.
O Phantom II de 1930 foi salvo da sucata por João de Lacerda em 1956, sendo posteriormente recuperado por Harry Rugeroni que, 19 anos depois, voltava a encontrar a criação do seu pai.