A Skin.pt, empresa sediada no Porto, renovou o “apadrinhamento” do Triumph TR3 de 1958 da colecção permanente do Museu do Caramulo. O modelo da marca britânica marca assiduamente presença na Rampa Histórica Michelin, prova que integra o Caramulo Motorfestival, sempre conduzido por equipas femininas.
Lançado em 2012, o Programa de Apadrinhamento do Museu do Caramulo visa criar uma associação mais directa entre as empresas ou particulares com os veículos da colecção permanente do museu, resultando em apoios orientados para a sua conservação e manutenção durante o período de um ano.
Sobre o Triumph TR3
A marca britânica Triumph Motor Company apareceu como construtor de automóveis pela primeira vez em 1923, em Coventry, Inglaterra, com um modelo familiar, sólido e moderno, inspirado nas produções americanas da época. No final da década de 20, a Triumph tentou expandir a sua gama, oferecendo o modelo SuperSeven, um carro de produção em massa, económico e popular. Porém, a concorrência de marcas como a Morris, Austin, Singer e Standard demonstrou ser forte demais para a marca, parca em recursos. Em 1945, a Triumph perdia a sua independência, sendo incorporada na Standard Motor Company.
Dez anos depois, entrou em comercialização o novo modelo TR3, com um motor de 95 CV e discos de travão da Girling no eixo dianteiro, tornando-se no primeiro carro inglês de produção em série a vir equipado desta forma, o que na altura constituiu um argumento de vendas.
O antiquado chassis separado em aço, de secção rectangular com reforços cruzados, não o impedia de ser um roadster bastante competente. Acusando menos de uma tonelada na balança e equipando suspensão independente nos dois eixos, o pequeno Triumph tirava todo o partido do seu potente motor de dois litros, que lhe permitia atingir uma velocidade máxima de 170 km/h, marca bastante respeitável para a época.
Em 1958 o TR3 sofreu uma modificação de estilo, passando a ter uma grelha dianteira a toda a dimensão da secção frontal do carro. Denominado TR3A, o modelo via a potência do motor ser aumentada para os 100 CV, melhorando as suas prestações, mas, principalmente, tornando-o mais fácil de utilizar.
O Triumph TR3 revela agressividade e prontidão em vários pormenores, que o distingue dos demais concorrentes. Desde as pequenas portas recortadas, como que convidando o seu condutor a deixar de lado a formalidade de as abrir para entrar, até à sua frente com a enorme boca, ávida por engolir todo o ar disponível de forma a deixar respirar o potente motor, preso debaixo do capot. Tudo parece gritar força. No interior, o mesmo olhar pelo detalhe, com os diversos mostradores espalhados pelo tablier, bem ao estilo inglês, o volante de grandes dimensões e os bancos pequenos e envolventes, tornam o pequeno Triumph um exemplar perfeito da sua década. Em 1962, os últimos TR3A eram expedidos, tendo no total sido vendidos 83.500 exemplares do roadster inglês, a maioria dos quais para o mercado dos Estados Unidos da América. Simplicidade, excelente comportamento dinâmico, mecânica robusta e carácter, marcaram definitivamente o TR3 como modelo, cuja aceitação foi tão grande que as suas vendas foram dez vezes superiores ao modelo que o antecedeu.
Este automóvel foi doado ao Museu do Caramulo por Inês Maria de Lurdes Soares da Rosa.
Sobre a Skin.pt
A Skin.pt é uma loja online da área da cosmética e perfumaria, nasceu em 2012 e pertence à empresa 7Skin, sediada na cidade do Porto.